Os Benefícios
Conhecido como o “rei dos antioxidantes” e o “fruto da juventude”, o mirtilo possui um valor nutritivo indiscutível. Rico em vitaminas A, B, C e PP, possui ainda sais minerais, magnésio, potássio, ferro, fósforo, manganês, açúcares, pectina, tanino e ácidos cítrico, málico e tartárico.
De entre os infindáveis benefícios do consumo do mirtilo, destacamos:
Previne doenças cardiovasculares e atenua alterações do sistema nervoso
Os antioxidantes (grupo de vitaminas, de minerais e de enzimas) presentes no mirtilo ajudam a neutralizar os radicais livres que prejudicam o nosso sistema imunológico e que conduzem a muitas doenças degenerativas. Assim, o consumo de mirtilos ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro (nomeadamente o cancro do cólon), atenuando ainda, processos relacionados com o envelhecimento (como cataratas e doença de Alzheimer) e outras alterações do sistema nervoso (excelente antídoto para a depressão).
Reduz o colesterol
Ajuda a baixar o nível do mau colesterol (LDL). O seu consumo é indicado para dietas para hipertensão arterial, pela ausência de sódio e colesterol.
Aparelho urinário e digestivo
Quando consumido em forma de chá ou sumo, o mirtilo ajuda a prevenir e a tratar infeções urinárias e renais. As propriedades antisépticas, que lhe são conferidas, ajudam na redução de inflamações do aparelho digestivo e a presença de fibras, ajudam na regulação do trânsito intestinal, sendo que quando consumido em fresco, o mirtilo apresenta propriedades laxantes, e quando secos auxiliam no tratamento da diarreia.
Memória e coordenação motora
Ajuda a combater a memória de curto prazo e melhora a memória e a coordenação motora afetada por doenças de carácter degenerativo.
Visão
Devido à elevada concentração de antocianina, o mirtilo melhora a visão noturna e reduz a vista cansada.
Diabetes
O mirtilo é usado em retinopatia diabética, falta de perfusão renal e pé diabético.